Consultoria Jornada de Compra

 

JORNADA DE COMPRA (Criação de novos produtos/Serviços) um método eficaz e faz com que um “Lead” torne seu cliente, compre um produto de menor valor,  ele já obtendo a sua confiança torne um cliente comprador recorrente e comprando um produto/serviço de maior valor do seu negócio.

Mix de Produtos

Jornada de Compra é a preparação do cliente para uma familiaridade com os produtos ou serviços do seu negócio, ou seja, você prepara o cliente para comprar aquele produto de maior valor da sua empresa.

  • Como funciona o ciclo de vendas do seu negócio?
  • Você possui uma linha de produtos?
  • Ou apenas 1 produto principal e uma campanha rodando?

Um dos propósitos das campanhas de vendas online é inserir essa jornada de compra, com uma sequência desde um produto cartão de visitas (baixo valor), que vai abrir as portas para novos clientes até o produto premium, geralmente comprado por seus clientes já fidelizados.

Um grande problema é que inúmeras empresas brasileiras não têm nem a metade dessa jornada. Mas você pode e deve incrementar o faturamento da sua empresa com a criação de um funil de vendas online de alta conversão, não importa se você vende produto físico, serviço ou produto digital. Ter esse mix vai gerar para sua empresa 2 grandes benefícios:

  • Fato 1 – aumenta o faturamento imediatamente (devido ao incremento de novos produtos).
  • Fato 2 – permite mais investimento em publicidade.

Implementação das Campanhas

Existem modelos de campanhas personalizados para cada tipo de negócio para fazer sua empresa gerar vendas todos os dias.

Com esse Plano você já pode começar a moldar uma campanha de vendas online especifica para sua empresa.

 

4 etapas da jornada de compra

1 - Aprendizado e descoberta

É nesta primeira etapa que fica claro que o consumidor tem uma necessidade ou um problema e precisa de um empurrãozinho para ter consciência disso. Neste período de dúvidas e indecisões, ele não tem ainda muita ideia do quanto um produto ou serviço pode ser útil e indispensável para solucionar um problema, por exemplo.

Produzir um conteúdo completo sobre determinado assunto que atraia esse público e apresente o seu negócio como sendo uma referência é um bom primeiro passo para despertar nele o interesse de conhecer mais a fundo a sua empresa, de modo que, num futuro próximo, ela apareça como primeira opção.

3 - Consideração da solução

Já ciente de que tem um problema ou uma necessidade, o futuro consumidor parte para uma etapa seguinte: a da solução. É aí, portanto, que ele aprofunda ainda mais as leituras para atingir esse objetivo. Para isso, corre atrás do que o mercado tem a lhe oferecer, sem se comprometer com orçamentos e tudo mais. O que ele mais quer agora é descobrir quais opções têm ao alcance da mão para solucionar o que se faz necessário. Eis aqui a oportunidade que o seu negócio tem de se mostrar como a melhor delas.

Se o conteúdo é importante nas etapas anteriores, nesta, ele é decisivo para que esse público resolva partir para a mais esperada etapa: a da decisão de compra.

2 - Reconhecimento do problema

O reconhecimento é uma consequência natural da etapa anterior, assim como as seguintes, uma vez que após fazer a leitura do conteúdo de uma empresa – empresa esta preocupada em mostrar ao seu cliente em potencial que há um problema ou uma necessidade –, esse público conclui que tem, sim, algo a ser resolvido. É esse conteúdo que o fará enxergar isso. É a partir desta consciência que ele considera válido buscar, de fato, uma solução.

4 - Decisão de compra

O consumidor já identificou sua necessidade ou problema, entendeu que precisa ir atrás de uma solução e envolveu-se com o seu conteúdo. E agora? Cabe à sua empresa provar que é mesmo o melhor caminho, a melhor escolha. De que maneira? Mostrando vantagens, de preferência só dela, de modo que o consumidor conclua que a solução que tanto busca só pode ser obtida através do seu negócio. Promoções e ações gratuitas (como oferecer um ebook, por exemplo) são muito bem-vindos e podem ser determinantes para que o consumidor decida-se pelo seu produto ou serviço e não pelo da concorrência.

Quero Aplicar a Jornada de Novos Produtos Agora!

O que é Marketing de Produto?

O Marketing de Produto é um tipo (ou “vertente”, ou “escola”) de Marketing cujo foco é conectar produtos e pessoas.

Sua meta é encontrar os consumidores certos para um determinado produto e criar uma maneira de vendê-lo que seja interessante para estes consumidores.

Para esse trabalho, entender o perfil do comprador é indispensável.

Vamos definir as funções do Marketing de Produto em poucas palavras?

  • Desenvolver o posicionamento do produto;
  • Desenvolver a mensagem da empresa sobre o produto;
  • Desenvolver o diferencial competitivo do produto, frente aos concorrentes;
  • Desenvolver o alinhamento entre as equipes de Vendas e Marketing.

Como você pode imaginar, portanto, o Marketing de Produto é essencial quando um produto novo está sendo lançado no mercado.

Outra situação em que seu papel é crucial é quando um produto que já existe vai ser introduzido em um novo mercado, no qual os consumidores ainda não o conhecem.

Mais um uso interessante do Marketing de Produto é para testar a recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento, antes de liberar o produto para o público em geral.

Processo de Jornada de Compra do consumidor

Desenvolvimento do perfil dos consumidores

Como já vimos antes, parte do trabalho do Marketing de Conteúdo é entender o perfil do comprador — e é neste estágio que isso é feito. O objetivo é definir o público-alvo e elaborar uma visão completa do potencial cliente da empresa.

Posicionamento e mensagem

Neste estágio, tentamos responder a três perguntas básicas: o que o produto faz, quem vai usá-lo e porque esse produto é diferente dos seus concorrentes. O resultado desse processo é um documento que posiciona o produto dentro do mercado ou, até mesmo, um conjunto de mensagens relevantes sobre o produto.

Educação da empresa

Em complementação ao estágio anterior, é a hora de garantir que toda a empresa saiba o essencial sobre o produto. Esse trabalho é muito importante, já que, através dele, é possível manter o alinhamento nas informações que serão passadas aos clientes (e parceiros, e mídia, e outros stakeholders). Também é necessário que todos “comprem” a ideia do novo produto.

Criação de um plano de lançamento

A criação do plano envolve vários profissionais de diferentes áreas da empresa, mas o setor de Marketing ainda encabeça o trabalho. Nesse estágio, a preocupação com prazos e divisão de atividades é marcante.

Gráfico de Comparação de nossos Produdos

Sem o alinhamento correto destes três ingredientes, dificilmente o objetivo de vender todos os dias será alcançado.

  • Um público interessado no seu produto ou serviço;
  • Boas ofertas aliadas a bons conteúdos;
  • Engajamento do seu público com seu conteúdo e suas ofertas.
  • Sistema de Vendas OnLine
  • Jornada de Novos Produtos

Processo de Vendas

1 - Atenção/Descoberta

Este é o Momento em que você vai chamar a atenção do seu possível cliente chamado de lead, onde ele te encontra pela primeira vcez, onde você irá publicar suas campanhas nos canais de tráfego que ele frequenta ex: Buscadores, Blogs e Portais de Notícias, e-mails marketing e mídias sociais

2 - Interesses

Aqui você vai capturar o contato dele com suas estratégias de campanhas e considerações como: vídeos, e-book, webinário, mini-treinamento, artigos de texto, aulas ao-vivo etc.. Você entrega uma sequencia de conteúdos onde apresenta soluções e benefícios do seu produto ou serviço.

3 - Desejos

Agora ele vai desejar seu produto ou serviço porque você vai mostrar a esse contato uma sequência de conteúdos demonstrando como o seu Produto/Serviço resolve o problema do cliente então você apresenta seu negócio falando do seu Diferencial e suas Qualidades. 

Momento da Compra

A hora da ação, este é o momento que ele já conhece que seu produto resolve o problema dele e que você tem esse Produto ou Serviço então você faz a Oferta, Promoção, Descontos Especiais, Pedido de Orçamento. É a hora do comando de Compras e Ação da Equipe de Vendas.

Essa Aplicação da Jornada é o método mais completo para aumentar o faturamento do seu negócio!

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