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Como Criar um Plano de Marketing Eficiente para Sua Empresa em 7 Passos

Por: Márcia Carvalho Fonte: Startup Stock

 

Veja agora como é simples criar o seu Plano de Marketing para alcançar os melhores resultados

Toda empresa quer vender, conquistar clientes e atingir suas metas financeiras, porém, nem toda empresa faz o seu dever de casa quando o assunto é o “como fazer” para alcançar esses resultados. Muitas vezes negligencia-se uma ferramenta obrigatória para o sucesso de toda e qualquer empresa – O Plano de Marketing.

 

Utilizando minha experiência de mais de 10 anos de mercado atuando na área e percebendo a grande dificuldade que existe por parte de alguns empresários e profissionais de Marketing na hora de criar o seu plano, decidi escrever este artigo em 7 passos importantes, para apoiá-lo neste momento crucial para um bom desempenho do seu negócio.

Vamos lá?

 

Passo 1: Analise o ambiente de Marketing

Fonte: Google

 

Comece analisando a situação atual da sua empresa, definindo e avaliando quais são as forças e fraquezas que sua empresa possui diante do mercado, bem como, se o seu produto ou serviço terá a capacidade de resolver algum problema do seu público, sendo um dos grandes segredos para se obter sucesso em qualquer negócio – Ajudar pessoas através dos nossos produtos ou serviços.

Para analisar bem o seu público alvo, defina os principais nichos de atuação que você irá atender, pois esta é a maneira mais assertiva para nortear o seu plano de marketing. Não importa se você é dono de uma indústria, restaurante ou atua no varejo, para um melhor posicionamento da sua empresa, será imprescindível esta compreensão do seu nicho.

Ainda neste passo, você deverá realizar a Análise SWOT onde serão identificados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa.

O que é Análise SWOT?

Se trata de uma ferramenta da administração que tem como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos de uma empresa identificando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que regem o seu negócio. Realizado o passo 01 com segurança nas informações, vamos ao próximo passo!

 

Passo 2: Defina o seu público-alvo

Fonte: Startup Stock

 

Mergulhando no perfil do seu público Defina o seu nicho e levante informações como: idade, sexo, composição familiar, rendimentos e localização geográfica do seu público, bem como, seu estilo de vida.

Um detalhe importante nesse momento é realizar algumas perguntas que irão nortear todo o plano de marketing e suas ações. E para isso, indico 7 Perguntas valiosas para você enriquecer o seu plano. São elas:

Meu cliente é…

  1. Mais conservador ou inovador?
  2. Exerce um papel de líder ou seguidor?
  3. É tímido ou agressivo?
  4. É tradicional ou moderno?
  5. É introvertido ou extrovertido?
  6. Quantas vezes ele compra o que eu ofereço, qual a frequência?
  7. Em que quantidade?

Parece trabalhoso ou desnecessário, mas nos dias atuais essas são perguntas fundamentais para se entender e determinar um perfil assertivo para atrair um público qualificado. Por isso, vale a pena dedicar uma atenção especial e realizar este exercício.

Agora que você já conhece seu público vamos ao próximo passo!

 

Passo 3: Analise os seus concorrentes

Fonte: Google

Conhecendo os pontos fracos e fortes dos nossos competidores

Neste passo, você deverá avaliar de forma detalhada quem são os principais concorrentes do seu negócio, e realizar também uma Analise SWOT para cada um deles, pois desta forma, suas estratégias ganharão força e você saberá exatamente os pontos fracos, fortes, ameaças de oportunidades que o seu concorrente possui.

Vale a pena realizar este passo com dedicação e toda atenção aos detalhes!

 

Passo 4: Liste seus objetivos de marketing.

Fonte: Google

O que você quer alcançar com o seu plano de marketing?

Neste passo, sugiro que você faça uma pequena lista com os principais objetivos desejados para sua empresa e junto deles indicadores que possam ser mensuráveis, e facilmente acompanhados através dos resultados mês a mes, pois como disse William Edwards Deming – Estatístico renomado do século XX: “O que não é medido não é gerenciado”.

Exemplo de Objetivos e Indicadores:

Objetivos: Realizar estratégia XPTO…

Indicadores: %Investido/Faturamento Líquido

Construa sua lista, determine seus objetivos e indicadores e vamos ao próximo passo.

 

Passo 5: Desenvolva estratégias e um plano de ação.

Fonte: Startup Stock

Este passo é o coração e a alma do seu plano de marketing.

Um bom plano de marketing precisa ser pautado por metas claras e objetivas em todas as fases do seu ciclo de vendas.

Algumas ações de marketing, como muitas formas de publicidade, relações públicas, marketing direto e marketing digital, são grandes trunfos para atingir as metas traçadas em seu plano, porém nenhuma delas é tão poderosa quanto uma: Entender o ponto de dor do seu cliente!

• Ter uma comunicação clara, que fale com seu público, entendendo o real problema para o qual o seu produto ou serviço é o remédio.

• Identificar quais os canais em que está inserido, investindo um máximo de atenção ao universo digital, que ganha cada dia mais força com ferramentas poderosas de grande impacto nos resultados, como exemplo: Uma boa Copy (Carta de Vendas)

• Trabalhar o Marketing Tradicional e Marketing Digital de forma integrada, diferenciada e competitiva, conhecendo e utilizando um Sistema de Vendas Online por exemplo.

• Produzir conteúdos relevantes, e distribui-los em canais estratégicos para que o seu publico seja o principal beneficiado com o que sua empresa tem a oferecer de informações que façam sentido para a vida dele e não mais a velha tática de dizer: Compre meu produto! Compre meu produto! Ser relevante é a palavra de ordem neste passo!

Agora que você já encontrou as melhores ferramentas e descobriu as melhores estratégias, vamos ao penúltimo passo!

 

Passo 6: Defina o seu orçamento de marketing.

Fonte: Google

Como determinar o orçamento?

Dedique um percentual em torno do valor bruto projetado para o seu orçamento de marketing anual. Claro que, se sua empresa estiver começando agora, você pode considerar o valor de financiamento adquirido ou empréstimo. Mas o importante é ter em mente, que este passo é absolutamente essencial para o sucesso do seu negócio.

Levante valores estimados para a realização de cada estratégia traçada, esta também pode ser uma forma de determinar uma verba com base em projeções.

Passo 7: Estabeleça um cronograma eficiente

Fonte: Google

Registre, Consulte, Realize e Acompanhe!

Anote, crie uma planilha ou tabela, documente da forma que mais lhe agrada, mas jamais deixe de registrar e acompanhar a evolução das acoes determinadas.

Quando não registramos este passo tão importante do plano, fica difícil avaliar o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Afinal, um plano de marketing em si, precisa ser revisado e não engessado, porém, precisa ser levado a sério com disciplina, foco e dedicação para que seja possível atingir todos os objetivos desejados e planejados, garantindo um número maior de vendas, faturamento e rentabilidade para sua empresa.

Encontrando o caminho das pedras…

Agora que você aprendeu os 7 Passos para Criar um Plano de Marketing Eficiente para sua empresa. Não perca tempo em realizá-lo, afinal, quem não se planeja, além de não obter os melhores resultados, acaba jogando dinheiro fora em ações impensadas e ineficientes.

Espero ter contribuído com este conteúdo e caso precise de um serviço personalizado, onde eu possa pessoalmente ajudá-lo em seu plano de marketing, clique abaixo e candidate-se a uma reunião exclusiva via Skype! Será uma imensa satisfação poder ajuda-lo!

 

Moisés Costa – Especialista em Marketing e Vendas Online. , fundador do Site T.Inovar, Gestor de TI, apaixonado por pessoas, empreendedorismo, tecnologia, café, curioso. Uma pessoa que atualmente se dedica a seus clientes de consultoria com foco em resultados através da internet.

 

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