Como criar estratégia para vender todos os dias – Parte II

Nesse artigo eu quero compartilhar com você exemplos práticos para vender produtos físicos, produtos digitais ou serviços utilizando  esses processos de construção de Vendas Online.

Lembrando Preparei esse post com interação de conteúdos da marketing com digital e achei tão bacana que trouxe aqui para te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Crie uma “Autoridade”.

Quem não é visto não é? …………………. LEMBRADO!

moisesnet

No artigo passado,Como Vender Todos os Dias – Parte I, demos introdução aos processos fundamentais para criar um sistema de Vendas Online, são esses:autoridade,tráfego,engajamento e conversão.

Eu te apresento essa proposta e você me questiona: “mas eu não tenho autoridade, estou começando totalmente do zero,a minha empresa não é tão conhecida ou eu não tenho certeza se sou capaz”. A partir daí eu te respondo:

Como pequena ou média empresa ou como profissional liberal, você pode administrar esses processos  de maneira organizada para começar a atrair pessoas interessadas no seu produto ou serviço.Através da internet você pode iniciar um relacionamento com pessoas,pode transmitir empatia  e a partir daí gerar vendas obtendo resultados.

Irei te mostrar 3 casos práticos para você perceber qual deles seria ideal para o seu perfil, neles falarei sobre os passos que devem ser seguidos baseados nos processos de construção de vendas online.

Caso 1 – Anderson Gomes – Vende serviços de mentoria

 

case-2

Passo 1 – Criar estrutura da mensagem

Público: Empreendedores

Problema: Não estamos conseguindo organizar seus projetos

Causa: Falta de orientação especializada

Solução: Mentoria especializada

Oferta: Mente Pró ( Serviço oferecido )

Passo 2 – Presença Online

Anderson criou sua página no Facebook,construiu um Blog e gravou vídeos, além disso publicou diariamente conteúdos, tudo isso foi construído  a partir da criação de uma estrutura de mensagem.

Compreenda que se você vende serviços, precisa estar na Internet com uma estrutura de mensagem montada de forma realmente poderosa e atrativa, pois, a partir dela, você construirá sua autoridade e fará com que as pessoas parem e escutem o que você tem a transmitir.

Passo 3 – Engajamento

A partir desse momento inicia-se um relacionamento direto com o seu público através de treinamentos,aulas ao vivo e bate papos. Para essas pessoas que já estão interessadas e engajadas são oferecidos os serviços e, finalizando esse ciclo, se faz a oferta.

Passo 4 – Conversão

Observe que essa estratégia é bem eficaz.Quando esses passos são seguidos de forma estruturada, o resultado é convertido em vendas certamente.

Caso 2 – Marcos Trombeta

marcos_trombeta

Marcos Trombeta possui página no Facebook,Canal no Youtube e realiza treinamentos ao vivo.

Utiliza a mesma estratégia do primeiro caso, uma mensagem bem estruturada, apresenta as causas,mostra a solução e mantém um RELACIONAMENTO com seus clientes, fãs e seguidores favorecendo a receptividade da oferta.

Assim como no caso do Anderson, ele gerou autoridade com muita eficiência, respeitando os processos diários de geração de conteúdo.A partir daí seu público se mantém fiel pois percebe que está havendo envolvimento e os conteúdos estão sendo passados de forma diária e sistemática.

O que há em comum entre os dois casos e que faz gerar resultados :

  • Criação uma mensagem
  • Possuem presença online
  • Convidam as pessoas a participarem de aulas ao vivo
  • Geram conversão

Vamos ao Terceiro Caso:

Caso 3 – Atelier da Cristiane Débora

 

cristiane_debora

Uma loja virtual que vende apostilas em PDF e material impresso enviadas pelos correios.

As Lojas Virtuais geralmente utilizam como estratégia de vendas simplesmente as postagens do produto e o chamado de vendas.

Veja como é vendido o produto:

  • Possui uma Carta de Vendas
  • Página no Facebook: Através dela se realiza a entrega de conteúdos, troca de informações e bate papo com o público
  • Construção de autoridade através da estrutura da mensagem e da presença online
  • Produção de conteúdo
  • Engajamento com o público
  • Oferta

Compreenda que o princípio é o mesmo, os processos fundamentais para criação de um sistema de Vendas Online  estão presentes nos três casos.

Lembre que se você vende serviços precisa produzir conteúdos, gerar engajamento, mostrar ao seu público que você está interessado em solucionar seus problemas e gerar confiança em você.Quando se vende produtos digitais, deve-se mostrar as pessoas que o seu produto possui um diferencial, que sua aquisição será bastante útil.

Agora que você compreendeu a importância de produção de conteúdo para gerar autoridade, vamos a diante:

Campanha de engajamento

Agora que você já sabe fazer sua estrutura da mensagem e sabe em quais ferramentas divulgá-la, comece a produzir conteúdo utilizando essa campanha.Uma dica preciosa: ela pode ser adaptada a cada cliente.

Essas campanhas podem ser feitas tanto no Facebook como no próprio canal do youtube ou em ferramentas que utilizam listas de emails – email marketing.

Irei te apresentar  uma campanha de engajamento dividida em 3 tipos de vídeos :

01-Descoberta

02-Passo a passo

03- Possíveis dificuldades.

Modelos de Vídeo

Vídeo #1 – Descoberta

“Oi, aqui é ___________ hoje eu quero te ensinar como ________. Por muito tempo eu fiz/vi enfrentando problema______________ e não sabia como resolver na prática …até que eu descobri que ( causa)__________era o que estava impedindo os resultados. Finalmente eu descobri que era preciso ( solução)_____________ e os resultados foram incríveis…Deixa eu te mostrar esse exemplo prático

#Vídeo 2 Passo a Passo

” Oi, aqui é  ___________- no vídeo de ontem eu te falei sobre ( descoberta)_________ e te mostrei na prática como ( resultados).___________ hoje eu vou te explicar o passo a passo para você conseguir os mesmo resultados…”

Aqui está Passo 1,2,3

# Vídeo 3 Possíveis Dificuldades

“oi, aqui é ___________ ontem você aprendeu na prática como (promessa/resultado)_____________mas eu percebi que muitas pessoas tiveram dificuldades em entender como irão colocar na prática o que eu ensinei… então vamos lá.

Você poderá enfrentar esse problema ( objeção 1)______.

Aqui está o que você precisa fazer

#Vídeo 4 Oferta

“Oi, aqui é _________ novamente e hoje eu quero fazer um convite especial para você que me acompanhou nesses últimos dias…” Se você está enfrentando ( problema)________ deve ter entendido que isso, provavelmente, está acontecendo (causa)_________. Você aprendeu na prática os passos que você precisa seguir, que são (solução)_________.

Agora eu vou te explicar como pessoalmente, posso te ajudar a alcançar (resultados) ____________.

Aqui está o que eu preparei para você…

Apresentar em detalhes sua oferta _____________

Esses vídeos deverão aparecer em meio aos conteúdos que você está desenvolvendo. Irei te passar uma agenda de vídeos que podem ser postadas no Facebook, youtube, etc…

Imagine que você começará a produzir 1 vídeo por dia, como poderá dividir esse conteúdo durante a semana?

agenda1

Observe essa agenda:

1. Segunda – feira: Vídeo Descoberta

2. Terça- feira: Vídeo Passo a Passo

3. Quarta-feira: Vídeo Possíveis dificuldades

4. Quinta-feira:Vídeo da Oferta

5. Sexta- feira: Vídeo da Oferta

Nessa estrutura de vendas observe que ela acontece de forma bastante suave,  sem pressão, sem forçar a barra. Caso a pessoa não compre, mesmo assim houve troca de informações, de conteúdos, ela aprendeu algo de valor com você. Essas campanhas podem ser realizadas semanalmente ou mensalmente.

Como podem ser feitas? Basta fazer tópicos diferentes.

Por exemplo: se no  serviço que você está ofertando você trabalha com 3 grandes áreas, em cada campanha você pode falar sobre um tópico diferente, realizando algumas adaptações.

Se você tem um produto físico você pode pegar os benefícios e transformar em oferta. No produto físico você não obrigatoriamente vai falar sobre o produto, mas pode falar sobre temas relacionados. Vale ressaltar que serão feitas 12 campanhas por ano.

Exemplo: se você vende cosméticos, você pode elaborar uma aula de maquiagem, por exemplo.O IMPORTANTE é que você elabore campanhas no decorrer do ano sobre o seu produto e dividí-las ao ano. Ou seja, você pode falar do tema do produto e não do produto especificamente.

Nos Estados Unidos essas campanhas são denominadas Goodwill, que significa  bom companheiro,o que basicamente significa isso? Que você atrai o público e sempre vai entregar conteúdos de valor e em meio a esses conteúdos você abre ofertas, onde você pode gerar campanhas com bônus e gerar oportunidades específicas. Você não precisa tirar o produto do mercado caso a venda não seja executada.

Dúvidas? Comentários? Não deixa de compartilhar comigo que eu quero te ajudar! Vamos  agregar esse conhecimento  e gerar mais resultados nas vendas, nos encontramos  mais adiante,

Grande Abraço!



Deixe uma resposta

Demos

Color Skin

Header Style

Nav Mode

Layout

Wide
Boxed